A Lacta faz parte da minha história e da história de muitos paulistanos também. Eu me lembro de quando ia para escola e sentia o cheiro do chocolate sendo feito na antiga fábrica no Brooklin, São Paulo.

Essa fábrica não existe mais, contudo a Lacta fez história no Brasil e chegou aos 100 anos. Para comemorar esse marco histórico, a empresa preparou a exposição “Chocolate, uma delícia de história”. A mostra abre ao público no dia 23 de outubro, terça-feira, no Espaço de Eventos do Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, e caminhará desde a origem do produto, quando era consumido como bebida pelos astecas, passando pela instalação das primeiras fábricas de chocolates no Brasil – entre elas, a Lacta, em 1912 -, com produtos, objetos e campanhas históricas, grandes ícones do mercado brasileiro, até os dias de hoje, contando com a degustação de tabletes e bombons. Ela fica em cartaz até 04 de novembro, domingo.

O acervo é fruto de um levantamento histórico realizado pela marca, que também será reunido no livro “Lacta 100 anos, muito prazer”. “A exposição e o livro são uma maneira de contar a história de Lacta e como ela esteve inserida no contexto brasileiro nos últimos 100 anos. São informações muito ricas, que não poderiam deixar d

e ser compartilhadas”, afirma Patrícia Borges, gerente de marketing de Lacta. A mostra leva a assinatura da Agência Nossa e o livro, da Grifo Projetos Históricos e Editoriais.

O livro comemora será vendida em livrarias de São Paulo, com a renda doada a uma instituição beneficente. Como terá edição impressa limitada, o conteúdo também será disponibilizado online pelo site www.lacta.com.br para todos os fãs de chocolate e de História.

 

A exposição - Quem fizer o passeio à exposição terá quatro ambientes a percorrer. Naprimeira sala, os visitantes serão apresentados à história do chocolate desde o seu surgimento, até os dias atuais. Neste espaço, será possível explorar o livro, que estará disponível para ser folheado.

Seguindo pela visitação, uma atmosfera totalmente visual traçará uma linha do tempo com os principais chocolates deste século no País, como Sonho de Valsa e Diamante Negro, e o contexto histórico em que foram lançados.

O foco do terceiro espaço é a interatividade. Nele, uma simulação do processo de fabricação deixa um cheirinho de chocolate no ar e dá água na boca. Os visitantes poderão ainda se “transformar” em uma barra de chocolate ao se jogarem em uma grande tela elástica. É lá que está exposto também o acervo histórico captado para o livro, como embalagens antigas, campanhas publicitárias clássicas e outras curiosidades. O visitante descobrirá, por exemplo, que o nome Lacta apareceu no primeiro anúncio luminoso da cidade, em 1917.

Chegando ao quarto e último ambiente, será a vez da degustação. Em oito tubos gigantes, a sala oferece tabletes de Lacta Ao Leite, Diamante Negro, Laka, Shot, Bubbly, Sonho de Valsa, Ouro Branco e Bis, que o visitante poderá levar para casa em uma embalagem personalizada.

Informações:

Exposição “Chocolate, uma delícia de história”

Curadoria: Danilo Blanco e Fernando Zelman, da Galeria Central

Data: de 23 de outubro a 04 de novembro

Horário: das 10h às 18h

Local: Espaço de Eventos do Museu da Língua Portuguesa, Praça Da Luz, s/n, térreo – Bom Retiro

Entrada franca

About these ads

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s