Neste mundo em que vivemos, basicamente duas coisas contam para nossa sobrevivência como “seres humanos modernos”: energia e água. Ainda que você prefira um refrigerante ou uma cerveja para ficar na frente do seu notebook, não se esqueça que essas coisas (bebida e notebook) utilizaram água e energia para estarem à sua disposição.

Agora faça uma pausa e imagine sua confortável vida sem: água.

Partindo desse propósito, o novaiorquino Scott Harrison fundou, em 2004, a Charity: Water, uma fundação que tem como objetivo arrecadar dinheiro (claro) através de pequenas campanhas que os voluntários criam/começam para amenizar as áreas do planeta mais carentes de água.

Além das chamadas óbvias sobre a problemática que envolve a falta de água, muito da campanha está baseada em detalhes que a crise da falta de água  provoca como efeito colateral na vida dos afetados: um exemplo é o tempo que uma criança/jovem perde ajudando a família a buscar água. Essa média gira em torno de três horas por dia e é um tempo em que essa pessoa poderia estar estudando e assim projetar um futuro melhor a médio prazo para ele e sua família.

A Charity: Water é uma fundação com parâmetros idôneos que podem ser verificados em seus balanços anuais disponíveis na internet. Também, em busca de fortalecer suas campanhas conta com um staff criativo e designers que doaram projetos para que uma “lojinha” com produtos de apoio à causa fosse viável. Todavia, se você não quer pode adquirir os produtos da fundação, há outras maneiras de ajudar, como a inserção de banners (alguns são bastante criativos, vale conferir) ou a criação de campanhas voluntárias.

Mesmo que água não seja exatamente um problema que eu (e talvez você) enfrente, acredito que não devemos esquecer que o mundo é uma espécie obra coletiva na qual todos os seres humanos estão envolvidos. E, se nós buscamos um crescimento de valores, devemos ajudar da maneira que pudermos esta causa que, segundo estudos, em menos de uma década irá se agravar uma vez que água é essencial ao nosso tipo de vida e a mesma está ficando cada vez mais escassa. E o vídeo que ilustra esse post é bem claro com relação as possibilidades de ajuda e o que um pouco de água pode mudar na vida de cada ser humano.

Conheça a fundação: http://www.charitywater.org/

Envolva-se: http://www.charitywater.org/getinvolved/

Coloque um banner em seu blog ou site: http://www.charitywater.org/media/banners.php

Veja os relatórios anuais: http://www.charitywater.org/about/financials.php

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s