PARA ROMA COM AMOR é o mais novo filme de Woody Allen e eu tive a oportunidade de conferir sua pré-estréia, na semana passada, graças à Paris Filmes de São Paulo. Trata-se de uma comédia com fundo caleidoscópico (ou seja, muitas historietas distintas) rodado em Roma. O filme nos coloca em contato com um conhecido arquiteto americano revivendo sua juventude, uma família de classe média romana que, de repente, vê seu patrono se transformar na maior celebridade de Roma, um jovem casal provinciano desenhado em diferentes encontros românticos, e, por fim, um diretor de musical americano (e aposentado) tentando a qualquer custo colocar um agente funerário nos palcos.

No papel do conhecido arquiteto John, está Alec Baldwin. Este passa férias em Roma, lugar onde viveu em sua juventude. Andando em seu antigo bairro, ele encontra Jack (Jesse Eisenberg), um jovem não muito diferente de si mesmo – trata-se de um momento epifânico. Como ele observa Jack desde o início, percebe que este tem uma queda por Monica (Ellen Page), amiga de sua namorada Sally (Greta Gerwig). Mônica é uma jovem deslumbrante e sedutora e John revive – olhando para os dois – um dos episódios mais estranhos de sua própria vida: percebe-se num o reflexo de outro. Numa história paralela (tão comum nosa filmes de Allen), o diretor de ópera aponsentado Jerry (Woody Allen) voa para Roma com sua esposa Phyllis (Judy Davis), para conhecer o noivo de sua noiva filha Hayley (Alison Pill) o italiano Michelangelo (Flavio Parenti). Jerry está espantado ao ouvir o pai de Michelangelo, Giancarlo (interpretado pelo renomado tenor Fabio Armiliato) cantando no chuveiro a ópera La Scala. Convencido de que o talento prodigioso que não pode ser mantido oculto, Jerry vê em Giancarlo a oportunidade de promover e renovar sua própria carreira.

Uma outra personagem, Leopoldo Pisanello (Roberto Benigni), é um cara extremamente comum, mas que acorda uma manhã e, não sabendo exatamente o porquê, torna-se um dos homens mais famosos da Itália. Logo há uma trilha paparazzi documentando todos os seus movimentos e questionando sua motivação todos os dias. Leopoldo logo se acostuma às seduções variadas da ribalta mas também, gradualmente, percebe que o preço da fama. Enquanto isso, Antonio (Alessandro Tiberi) chegou das províncias de Roma com a esperança de impressionar seus parentes com sua adorável esposa Milly (Alessandra Mastronardi) a fim de obter um emprego na capital. Através de mal-entendidos que se encaixam perfeitamente, o casal está separado por um dia. Antonio acaba sendo confundido com um estranho e a prostituta Ana (Penélope Cruz) acabará como sua esposa, enquanto Milly é cortejada pelo lendário astro de cinema Luca Salta (Antonio Albanese).

Utilizando a cidade de Roma, Woody Allen tece histórias que se intersectam, colidem, seguem em paralelo, todavia sem nunca deixar de ter seu brilho próprio e núcleo conciso. Seguindo estilo que o consagrou, Allen traz uma proposta divertida nessa sua nova aposta.

Para Roma com Amor

Estréia: 29 de junho de 2012.

Consulte programação dos filmes em cartaz.

Mais informações sobre o longa: http://sonyclassics.com/toromewithlove/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s