Lembra da sua infância?!

Lembra de como era bom estar com os avós, comer chocolate antes do almoço, brincar, ficar com os pais, ir para escola….

Tudo isso faz parte de uma infância considerada “normal”. Provavelmente eu, você, seus pais e seu colega aí do lado tiveram uma infância bem similar à essas lembranças que eu citei. Todavia, o documentário Born into Brothels (Nascido em Bordéis) vem à tona para nos alertar de infâncias que não estão acontecendo.

Filmado em 2004 pelos documentaristas norte-americanos Zana Briski e Ross Kauffman na zona de prostituição de Calcutá, Índia o filme mostra o viés mais cruel da prostituição: as crianças dos prostíbulos. De maneira alguma você encontrará aqui alguma ressonância de Filhos do Sol (com relação ao tema), estamos num período anterior à puberdade dessas crianças.

A temática do filme gira em torno das chances que são negadas à essas crianças não só pela extrema pobreza, mas principalmente porque são filhas de prostitutas e vivem dentro dos bordéis. Os idealizadores do documentário, Zana Briski e Ross Kauffman, visando quebrar esse ciclo horrendo – ao menos de algumas dessas crianças -, realizaram um projeto relativamente simples, todavia muito eficiente: munidos de câmeras analógicas convidaram dez crianças de um bordel de Calcutá para realizarem um workshop de fotografias do cotidiano.

Simples não?!

Sim, porém muito eficiente.

A partir dessas fotografias do dia-a-dia, e, guiados pelos documentaristas, essas crianças – que até então estavam fadadas a um destino ingrato – mudam suas vidas e de suas famílias por completo. Conduzidos pelo destaque do documentário, as crianças ganham o mundo, expondo na Alemanha, angariando dinheiro e conseguindo se matricular em escolas. Entretanto, o filme proporciona a melhor parte de todos os ganhos: ver essas crianças ganhando cidadania, é, definitivamente algo incrível de se ver.

Num DVD perto de você🙂

One response »

  1. Cara eu amei esse documentário e o que a Zana fez foi incrível coisa que não é qualquer pessoa que faz isso…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s