O SXSW (South by Southwest) FILM é um dos diversos festivais de cinema independente (e grande) que rola nos USA. Esse, com sua base em Austin, Texas tem foco em documentários (de metragem curta, média e longa). O SXSW FILM acontece sempre durante o mês de março e já tem uma grade pronta para 2013.

São 09 dias de festival divididos em três categorias distintas (mais 19 subcategorias): music, film e interctive com documentários independentes ou que perpassam um ou mais temas. O festival também conta com debates e prêmios ofertados pelo juri e escolha da audiência.

Todavia, aqui vai uma ressalva: quando digo que se trata de um festival independente de cinema muita gente pensa em algo organizado por gente estranha muito tatuada, com um público alternativo e muito tatuado com foco em pessoas “cult” e também muito tatuadas. Entretanto, engana-se fortemente quem pensa assim. O independente aqui significa APENAS que o festival é independente do que ocorre em Hollywood. Patrocinado por marcas grandes, como Pepsi, Chevrolet e Doritos, o SXSW FILM vem adquirindo espaço devido à qualidade de seus documentários.

Fuçando o line up de 2012 eu me deparei com um documentário produzido por ANNIE EASTMAN, DIANE MARKROW e DAVIS COOMBE (todos de Denver – Colorado) que, NEM DE LONGE CHEGOU NESSAS TERRAS TUPINIQUINS. E é dele que eu vou falar.

Bay of All Saints é um documentário produzido durante 18 meses no Recôncavo Bahiano (Estado da Bahia) e que retrata a vida de três mães solteiras vivendo a desocupação do último lote de palafitas (casas de madeira erguidas sobre as águas) pelo governo local. Seria apenas mais um documentário sobre miséria no Brasil se não fosse a crise que o Estado Bahiano enfrentava à época e o fato da remoção ser contra a vontade da população. Para piorar um pouco o cenário cruel sob o qual o doc rola, essa população (caso esse documentário não tivesse acontecido) seria colocada na rua – sim, pois o governo planejou apenas removê-los, não realocá-los.

O filme é muito bem produzido e, mesmo com foco nas mulheres solteiras, desloca seu fulcro e abrange a problemática de uma comunidade inteira. Muito embora não tenha data para comercialização (se é que será comercializado) Bay of All Saints é o tipo de documentário que deve ser visto – já que as nossas mídias fizeram questão de ignorar o caso.

Conheça o site do documentário: http://www.bayofallsaints.com/

Neste link você pode contribuir para o documentário virar um filme vendável:

http://www.bayofallsaints.com/thanks-2/

Conheça o SXSW FILM FEstival: http://sxsw.com/

Este é o line up de SXSW de 2012: http://sxsw.com/film/screenings/film_lineup

3 responses »

  1. […] Feed By Frames: Bay of All Saints – um Brasil que (quase) ninguém vê […]

  2. […] Feed by Frames – Bay of All Saints – um Brasil que (quase) ninguém vê Do Que Os Gays Gostam – Cantor de Hip Hop sai do armário Bacon Frito – Estréias da semana – 06/07 Apimente.me – As melhores capas da Playboy do Brasil Cintura Larga – Peplum: engorda ou disfarça? Sai Daqui – Sobre meus medos Mauoê! – Menino José está cagado de fome Tem Graça ou Não – Carro com ar condicionado Tinta na Pele – 51 tatuagens de pavões Techquilla – It’s-a me, Mario! Mamma mia! (clique na imagem) […]

  3. […] Feed By Frames – Bay of All Saints – um Brasil que (quase) ninguém vê […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s