Era 1992 e LA (sim, Los Angeles) fervia numa onda violenta e criminosa. De fato, ainda ferve: os Estados Unidos têm a maior população carcerária do planeta terra. Todavia, lá sempre existiram câmeras: e o registro de um episódio infeliz, onde policiais foram flagrados espancando um jovem negro é o estopim para essa história.

Hoje, 20 anos depois, o documentário “Uprising: Hip Hop and The L.A. riots” traz à baila novamente essa questão, dessa vez narrado por Snoopy Dogg. A escolha de Dogg para narrador não é ocasional: afinal, quem tem mais de 25 anos lembra-se que o mesmo chegou a ser acusado de homicídio mas foi absolvido – dizem – graças a uma apresentação feita no Video Music Awards de 1994 (da MTV Norte-Americana).

Esse documentário, também selecionado para o SXSW Film Festival de 2012, não diz respeito “apenas” ao caso de policiais que espancam negros (aqui no Brasil: você ainda se lembra do caso da “Favela Naval”?! Bem, EU ME LEMBRO – semelhante né….), mas, principalmente, pelo fato desses policiais serem absolvidos e…a população negra da costa-leste norte-americana (obviamente com maior foco em Los Angeles) criar uma onda de revolta tão grande capaz de parar cidades e matar pessoas em frente as câmeras.

Infelizmente, sem previsão de vendagem ou exibição por aqui segue um trailler muito auto-explicativo sobre o caso. Antes que comecem a perguntar: de forma alguma sou a favor da violência. QUALQUER TIPO DE VIOLÊNCIA. Entretanto, só por esse videozinho aqui dá para se ter uma ideia do resultado do velho clichê “violência só gera violência”. E acrescento: injustiça só gera violência – também.

#FightThePower😉

Sobre o SXSW Film Festival: http://sxsw.com/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s