Semana passada fui conferir a pré-estréia de Chernobyl Diaries, numa cabine da Paris Filmes. Confesso que estava bem animada pois a história (real) da problemática da cidade ucraniana me interessa muito. Todavia, me decepcionei. MUITO.

Eu sou fã de filmes de terror (ainda que fique sem dormir quando assisto um bom) e esse filme não tem NADA (sim, NADA) que remeta ao aspecto horror/susto/medo. Apesar da locação utilizada ser bem semelhante à original Prypiat (cidade onde está a usina Chernobyl) o enredo maluquete do diretor Bradley Parker (o mesmo que ajudou Oren Peli a produzir a franquia “Atividade Paranormal”) não se sustenta.

Vamos a um resumo (atenção garotada: SPOILERS PODEM SURGIR) básico do roteiro:

A história é ambientada no eixo Rússia-Ucrânia com três casais que decidem realizar um turismo “extremo” para explorar a cidade de Prypiat e a usina de Chernobyl. Estão acompanhado de um guia local que parece conhecer bem o local. Como são barrados na “entrada oficial” da cidade o guia entra por uma via alternativa e começa a mostrar os locais para as pessoas. Até aí, tudo bem: clima tenso, fachadas sombrias… tudo pra ser um filme legal. Ai o primeiro erro: eles estão xeretando um conjunto habitacional desativado quando um urso marrom (que é diferente do urso-pardo, natural daquelas bandas) cruza o corredor atrás de sabe-se lá o quê. (Alou!!!!!! Um urso pardo vivendo no segundo andar de um conjunto habitacional????? Num lugar que não tem água nem peixes?! URSO É ONÍVORO, SABEMOS, MAS ELES COMEM PEIXES NÃO BIFES!) Só aí foi a primeira gargalhada da platéia que assistia ao filme.

Não bastando o erro, o filme é uma sucessão de mistériosinhos ridículos: desde o corte dos cabos do jipe que transportava os casais até o sumiço paulatino, constante e ÓBVIO de cada um dos que toparam essa viagem. Fora o enredo clássico (e desinteressante) de sustos+sumiço+sangue+mistério não ‘colar’ há uma existência de seres que ninguém sabe especificar o que são: deformados? zumbis? gente louca? e que ficam perseguindo as personagens (e ninguém sabe o porquê).

O filme todo é isso. Fora o fato de termos uma única sobrevivente. Que vai para o hospital. Onde se fala russo. E a moça é jogada numa cela com mais daquela gente-zumbi-deformada-louca que ~sabe-se lá porque~ também vive dentro do tal hospital. Fruto de inflação por causa do nome utilizado “Chernobyl”, mas rodado por um roteiro descabeçado, o longa não garante nada ao espectador: nem terror, nem diversão. Mas se você é fã de filmes tipo “Piranhas 3D” e até o “Atividade Paranormal”, vai gostar desse também.

Ficha técnica:

Chernobyl (2012) – Chernobyl Diarie(título original)

Duração: 86 min.

DiretorBradley Parker

Roteiro: Oren Peli (screenplay), Carey Van Dyke(screenplay)

Estrelando: Jesse McCartney, Jonathan Sadowski e Olivia Dudley

Estreou em: 13/07/2012 (consulte o cinema mais próximo de você)

Verifique classificação etária do filme.

**UPDATE**

Desculpem, o erro, mas a estréia no Brasil é dia 20/07/2012. No dia 13/07/2012 ocorreu a pré-estréia.

5 responses »

  1. […] Quem quiser uma análise mais profunda do filme (COM SPOILERS DE ENREDO) veja o post do FeedByFrames. […]

  2. […] Feed By Frames – Chernobyl: cinema popcorn pra quem gosta […]

  3. […] Feed by Frames – Chernobyl: cinema popcorn pra quem gosta Do Que Os Gays Gostam – Pink lançará álbum Truth of Love em setembro Bacon Frito – Estréias da semana – 20/07 Cintura Larga – Promoção: Eu Quero uma LinGGerie! Sai Daqui – Vergonha de quem tem vergonha de gostar Apimente-me – Ganhe uma lingerie para o #LingerieDay MauoÊ! – Os 5 estágios da Música Ruim Manual das Encalhadas – Participe do nosso #lingerieday e concorra a prêmios Tinta na Pele – Casamentos de tatuados Meu Vestido Preto – Quer ganhar uma lingerie novinha? Techquilla – O lado nada feliz dos Games […]

  4. […] do nosso #LingerieDay e concorra a prêmios Chernobyl: cinema popcorn pra quem gosta Estréias da semana – 20/07 Pink lançará álbum Truth of Love em setembro Ensaio Cosplay […]

  5. SaiDaqui! says:

    […] CHERNOBYL: O FILME […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s