Para celebrar seus 20 anos, festival mescla clássicos, longas, filmes de Oscar e inéditos

O Anima Mundi aporta hoje em São Paulo com uma edição especial para celebrar seus 20 anos. Além de seus tradicionais curtas inéditos, vindos de várias partes do mundo e feitos nas  mais diversas técnicas, a seleção também priorizou filmes que se consagraram nas duas décadas do evento.

Prestigiado em nível internacional, o festival passa a indicar, a partir deste ano, concorrentes ao Oscar. Na programação de palestras, o homenageado Marão participa de um papo no sábado, às 19h, no Memorial, seguido por Rodrigo Teixeira, responsável por efeitos especiais de filmes como “Sin City”.

Para quem gosta de novidade
Os verdadeiros fãs de animação gostam mesmo é de se enfurnar nas salas do Anima Mundi para garimpar pérolas ainda inéditas por aqui. Um bom guia nessa jornada é a lista de premiados na edição carioca do festival. Fique de olho no preferido do público e do júri especializado, o britânico “Head Over Heels” (sessão Curtas 7), e no também britânico “A Morning Stroll”, vencedor da categoria melhor roteiro e indicado ao Oscar deste ano.

Para os que preferem longas 
Por conta do alto custo e da demora na produção de animações, a maior parte dos ?lmes do festival é mesmo de curtas. Uma peculiaridade desta edição é, no entanto, a forte presença de longas. Há bons títulos adultos, como o espanhol “Arrugas”, sobre o dia a dia em um asilo de idosos, inspirado nos quadrinhos de Paco Roca, e “Selkirk, el Verdadero Robinson Crusoe”, coprodução entre Uruguai, Argentina e Chile sobre um corsário que é exilado em uma ilha deserta.

Para os nostálgicos
Já que recordar é viver, que tal rever filmes marcantes da história do festival? Como comemoração pelo aniversário de 20 anos, o Anima Mundi preparou sessões só com títulos eleitos como preferidos pelo júri popular ao longo desse período. É a hora de lembrar do fofo argentino “Viaje a Marte” (sessão AM 20 Anos Curtas 3), o divertido russo “Lavatory-Lovestory” (sessão AM 20 Anos Curtas 4) e o escrachado “Deus É Pai”, do brasileiro Allan Sieber (sessão AM 20 Anos Brasileiros 1).

Para ver sem risco
Quatro programas do festival são compostos por filmes que já ganharam, concorreram ou poderiam ser indicados ao Oscar. É legal perceber o olhar “avant garde” do Anima Mundi, que, muitas vezes, exibiu alguns curtas antes mesmo de sua premiação pela Academia. Não perca o engraçadíssimo “The Cat Came Back” (sessão Think Oscar 2), o sensível holandês “Father and Daughter” (sessão Think Oscar 1) e o canadense “Strange Invaders” (sessão Think Oscar 3).

Para os pequenos

As crianças podem se esbaldar não só nas oficinas livres de animação, no Memorial, quanto nas sessões dedicadas a elas, identificadas como “Infantil” e “Futuro Animador”. O CCBB concentra parte dessa programação (r. Álvares Penteado, 112, tel.: 3113-3651; até 29/7; R$ 8 por sessão).

Serviço
No Memorial da América Latina
Onde: (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, tel.: 3823-4600).
Quando: De 25/07 a 29/7. R$ 8 (por sessão).
Programação detalhada no site animamundi.com.br

(ou aqui: http://www.animamundi.com.br/pt/festival/informacoes/programacao-rio-e-sao-paulo:646.html)

Vinheta Anima Mundi 2012 from Anima Mundi on Vimeo.

Fonte: Assessoria/Jornal Metro(SP)

***UP DATE***

Para comemorar os 20 anos de festival, o site oficial do festiva está com uma loja virtual que fará entregas a partir do dia 10/08/2012.

Confira: http://loja.animamundi.com.br/index

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s