Nós vivemos muito bem.

Ao contrário do que se tem certeza, o Brasil ultrapassou a linha da pobreza extrema junto apenas com mais dois país em toda América Latina: Chile e Argentina.

Do resto, pouco sabemos, pois as notícia (ao menos por aqui) são bem escassas.

Ainda que você não acredite nas minhas palavras, note apenas uma coisa: atualmente, até nossos moradores das favelas, têm acesso à linhas de crédito diferenciadas para aquisição de bens de consumo e tarifas especiais  para contas de consumo básico (água, luz, etc.).

Todavia, pensando nas pessoas que não tem acesso às prioridades mais básicas, a DELL encabeça projetos para melhorar a vida dessas pessoas. Todo ano o site DELL Social Inovation Challenge recebe quase dois mil projetos dedicados à essa massa mundial que não tem recursos e não é atendida pelo Estado. Dentre os muitos projetos desse ano, um, chamado “GiraDora” me chamou atenção.

A GiraDora é um protótipo de máquina de lavar roupas que não usa energia elétrica e, por lavagem, menos de 03 litros de água. Talvez, pra você que está lendo esse post, isso não tenha a mínima importância. Mas pare: provavelmente você pense assim pois nunca teve que lavar a própria roupa….afinal A SUA MÁQUINA DE LAVAR faz isso por você. Agora imagina-se sem ela. Pior: imagine-se lavando a sua roupa e a roupa de toda sua família pelo resto da sua vida…. Assustador não?!

Justamente pensando nisso e pensando também nas lavadeiras profissionais (sim essa profissão ainda existe e é bem comum) que o protótipo GiraDora surgiu. Além de ser super-econômico e compacto, ele foi pensando também para diminuir as dores crônicas que uma vida lavando roupas acarreta.

Veja o vídeo aqui:

Esse experimento ainda é um protótipo e foi desenvolvido por dois designers de Los Angeles.

Para mais informações sobre a GiraDora e seu conceito, acesse:

http://www.dellchallenge.org/projects/giradora-safe-agua

Agora, para conhecer e votar nos projetos encabeçados pela DELL:

http://www.dellchallenge.org/projects/search/project

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s