Sight é um curta futurista baseado na realidade aumentada (proposta por projetos como o Google Glass, por exemplo). Os cineastas Eran May-raz e Daniel Lazo acertaram no ponto ao roteirizar algo que já se torna bem próximo do nosso dia-a-dia e chega a ser assustador (sério, eu achei).

Bem mais que qualquer experiência holográfica & extra-sensorial, este filmete traz à baila duas discussões muito interessantes a cerca dessa proposta de vida de que a realidade aumentada produz. Um primeiro ponto a ser levantado é a questão da realidade em si; ao ver o filme você notará que de REAL na vida dessas pessoas existe muito (mas muito, muito mesmo) pouco. A outra questão se remete ao que alguns estudiosos já chamam de gameficação: tudo ali é baseado em algum game; tudo deve ser divertido; tudo deve ser “for fun”… é como se a vida fosse um jogo: quem ganha mais, quem dá mais, quem sempre se destaca através de uma “ajudinha”…

Na minha opinião esse tipo de futuro (não muito distante e até previsivelmente factível) não é muito distinto do que eu já imaginei lendo Admirável Mundo Novo (do Huxley) e confesso que isso é bem pavoroso: só de imaginar uma vida quase parasitária (afinal dependeríamos sempre do que o gadget selecionaria e/ou acharia mais adequado) e com a imaginação preenchida por uma realidade imaterial o que nos tornaríamos?! Zumbis? Escravos?! No mínimo seres totalmente desprovidos de imaginação.

Assiste aí e me diz se você concorda comigo🙂

Fonte: https://vimeo.com/user12664635

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s