Tá vendo o celular aí em cima?

Então…. ele é o tão falado “Nokia PureView” (nome glamuroso para a 2ª Geração dos Lumia). 5ªf passada, a Nokia apresentou essa belezinha numa conferência mundial. Apesar de não ter boas experiências com o sistema Windows Mobile (lá pelos idos de 2010) e ter achado a plataforma da Primeira Geração Lumia bem “dura” (como bem disse meu amigo Leonardo) confesso que a apresentação do live proporcionada pela Nokia havia me seduzido – BASTANTE.

Eu sou do tempo desse quadrado aí: o N95 foi o primeiro Smartphone que eu comprei (em 2008) e usei o dito cujo por TRÊS ANOS (até que ele quebrou de um jeito que não compensava consertar). Mas eu amava esse Symbiam S60 e amava AINDA MAIS AQUELAS LENTES CARL ZEISS (sim, criançada, o N95 já tinha essas lentes e…TIRAVA FOTOS FANTÁSTICAS!). Foi um caso de amor. Apesar de, em 2011 já ter um iPhone e um outro celular de plataforma Android, eu tentei ficar com o N8 – também. Mas ele foi um caso fracassado no portfólio da Nokia; nem o estabilizador da câmera era bom.

O tempo passou e nunca consegui achar um celular que fizesse fotos tão boas e de maneira tão simples como meu finado N95. Até que apareceu esse PureView e eu fiquei cretinamente embasbacada. Tudo parecia fantástico….até a birosca do OS que ele tem. Umas horas depois, essa propaganda aqui embaixo apareceu eu eu fiquei querendo entrar nos labs de Helsink pra roubar um celular desses pra mim.

Aí veio a primeira bomba: mais a noitinha, o site The Verge, especializado em tecnologia e nerdisses, soltou esse post aqui desmentindo a campanha da Nokia. Resumidamente, eles descobriram uma van com equipamento profissional passando atrás do cara que “supostamente filmava com o novo celular da Nokia”. O vídeo que o The Verge soltou é esse aqui embaixo:

Reparou no reflexo da van com o cara que passa filmando atrás da menina?! Pois é….. Nesse mesmo dia a Nokia soltou uma carta no seu blog com um pedido oficial de desculpas por este ocorrido. (para conferir a carta-post, clique aqui)

Ainda assim, o mesmo The Verge, soltou hoje um full review com os Nokia Lumia 920 (ou PureView, como você quiser chamar) falando muito bem dos atributos desse aparelho. [Aqui no Brasil esse post foi traduzido e publicado pelo site TargetHD]. Ok, horas depois eu dou de cara com essa nota aqui no site do Olhar Digital: ou seja, MAIS PARTES DO BENDITO COMERCIAL NÃO FORAM FEITAS COM O CELULAR.

Agora fica a dúvida: será que o The Verge recebeu algum “agrado” pra falar bem do celular?! E, ainda assim, mesmo que essa geração do Lumia seja tão boa quanto o full review disse – e mostrou – fica aquela coisa que incomoda sabe?! Será que a Nokia realmente precisava MENTIR?! (partindo do pressuposto de que seu celular seja MESMO o máximo) Pois, na minha opinião, isso apenas afundou AINDA MAIS a tão combalida imagem da Nokia.

Vamos aguardar os próximos capítulos….

Leave a Reply

