A cada 20 minutos uma mina terrestre é detonada no mundo. Existem, espalhadas por 68 países, cerca de 100 milhões de minas terrestres enterradas. Elas estão nos campos, nas colheitas, nas ruas, montanhas e etc. Gasta-se cerca de US$ 1mil para desativar uma mina mas, aproximadamente, 05 vezes mais para tratar uma vítima delas. (fonte: Kindernothilfe)

As minas terrestres são artefatos de guerra que sempre são deixados para trás e continuam causando danos às pessoas pois seu tempo de vida útil é indeterminado. (Conheça mais sobre as minas terrestres)

Pensando numa maneira de baratear os custos de desativação de minas terrestre – já que mil dólares pode ser uma fortuna em determinados países – um afegão (é, você leu certo, eu disse AFEGÃO) estudante de design desenvolveu um projeto simples, extremamente barato e revolucionário: o Mine Kafon.

Seu projeto custa por volta de US$ 50 (ou seja, 5% de uma desativação comum) e é feito com materiais muito simples de se achar em qualquer lugar: plástico e madeira. Massoud Hassani (o afegão responsável por essa brilhante ideia) criou um blog para captar doações e tornar viável seu projeto para os países afetados por minas terrestres (Leia o último Mineland Report referente ao Tratado de Ottawa).

No vídeo abaixo Massoud mostra o funcionamento de seu projeto:

Acesse o blog “Mine Kafon” para obter informações e ajudar: http://minekafon.blogspot.com.br/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s