wad

Você conhece alguém com alzheimer?!

Convive com alguém que tenha a doença?

Aliás, você sabe o que é “mal de Alzheimer”?!

De acordo com uma definição preliminar, o mal de alzheimer é:

“O Mal de AlzheimerDoença de Alzheimer (DA) ou simplesmente Alzheimer, é uma doença degenerativa atualmente incurável mas que possui tratamento. O tratamento permite melhorar a saúde, retardar o declínio cognitivo, tratar os sintomas, controlar as alterações de comportamento e proporcionar conforto e qualidade de vida ao idoso e sua família. Foi descrita, pela primeira vez, em 1906, pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer, de quem herdou o nome. É a principal causa de demência em pessoas com mais de 60 anos no Brasil e em Portugal, sendo cerca de duas vezes mais comum que a demência vascular, sendo que em 15% dos casos ocorrem simultaneamente. Atinge 1% dos idosos entre 65 e 70 anos mas sua prevalência aumenta exponencialmente com os anos sendo de 6% aos 70, 30% aos 80 anos e mais de 60% depois dos 90 anos.” (fonte: wikipedia)

O Alzheimer é crônico, irreversível e progressivo. Atualmente cerca de 36 milhões de pessoas convivem com estágios variados da doença ao redor do mundo. O DA não “apaga” somente o que o portador da doença tem no cérebro mas, principalmente acaba com as ligações que ele possui com as pessoas ao seu redor: o doente perde os vínculos familiares a medida que a doença avança gerando desgaste, angústia e tristeza por parte dos familiares a amigos próximos.

Todavia eu e você não temos Alzheimer e talvez nunca tenhamos convivido coo alguém portador dessa doença… como entender a situação?!

Todo dia 21 de setembro é considerado “Dia Mundial da Doença de Alzheimer” e, visando não somente impactar mas levar uma grande maioria a refletir sobre as pessoas que convivem com essa doença a agência Ogilvy Brussels desenvolveu uma estratégia na internet para o ano de 2012 que achei tocante. Através do vídeo abaixo

a campanha procurou mostrar simbolicamente como é a vida diária de um portador de Alzheimer que teoricamente ainda conseguiria viver sozinho. É tocante. Também, a Ogilvy Brussels juntou à esse vídeo uma maciça divulgação através das redes sociais (facebook, twitter, youtube, vimeo, etc) para que quem convive com doentes contassem suas experiências ao demais. alguns resultados via twitter podem ser visualizados através da Hashtag #GreatCause que engloba campanhas mundiais desse tipo.

Como se não bastasse todo esse empenho para divulgação da causa e do “Dia Mundial do Alzheimer” a Ogilvy Brussels ainda levou o European Excellence Award pela sua atuação numa campanha criada especialmente para o facebook. Essa campanha consistia num aplicativo que apagava por um único dia toda a sua timeline (fotos, postagens, mensagens, biografia, amigos, etc.) para que um jovem saudável pudesse entender diretamente como é o dia-a-dia de quem vive com essa doença. (o resultado dessa campanha está no vídeo abaixo)

Para mais informações sobre a campanha, acesse:

World Alzheimer´s Day (site oficial)

Press-Release Oficial

Para informações sobre a Ogilvy Brussels:

Ogilvy (Site Oficial)

Ogilvy no Facebook

 

 

 

4 responses »

  1. SaiDaqui! says:

    […] DOE A TIMELINE DO SEU FACEBOOK POR UM DIA […]

  2. […] Feed By Frames – Doe a timeline do seu facebook: por 1 dia DQOGG – Sexo Oral: Chupando as bolas Bacon Frito – Estréias da semana – 21/12 Tecnoblog – Valve libera Steam para Linux, confira a lista de jogos Sai Daqui – Vamos ajudar os focinhos? Apimente-me – O que NÃO dizer no primeiro encontro Tem Graça ou Não – Promoção: Hotwheels Angry Birds […]

  3. […] Doe a timeline do seu Facebook por 1 dia Promoção de ensaios e books a preços acessíveis Vamos ajudar os focinhos? [+18] Sexo Oral Estreias da Semana 21/12 O meu pedido de casamento Top 10 banho de champanhe O mundo está acabando e eu estarei dançando com você 5 passos para não ser um babaca no Facebook #2 Como terminar o vídeo do seu canal […]

  4. […] Feed By Frames – Doe a timeline do seu facebook: por 1 dia […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s