Por fim, encarar a realidade como de fato ela se apresenta é uma tarefa lenta e que exige muito dos nossos cérebros. Entretanto, creio que é o papel do cidadão de verdade observar determinadas “incoerências” e apontá-las não só de maneira pragmática como é de costume, mas agir de maneira distinta, falar sobre os fatos, não negá-los ou difamá-los.

Infelizmente, continua sendo comum diminuir os fatos e/ou fazer uso da difamação para deslocá-los de seu real contexto e tentar dirimir qualquer tipo de discussão ou militância que soe dissonante da corrente que amordaça a sociedade. Difamar geralmente é uma arte que todo político e jornalista “a serviço de” sabe fazer bem. Pegar um fato particular e corriqueiro da vida privada de alguém e deslocá-lo para um outro contexto qualquer o qual não se justifique a informação e utilizá-la como uma máquina de lama contra a pessoa/instituição. Por exemplo: na campanha de 2008 para a Prefeitura de São Paulo a então candidata Martha Suplicy sugeria em sua campanha eleitoral que seu adversário Kassab seria homossexual por dois motivos: não ser casado e não ter filhos. Muito embora Martha tenha perdido as eleições, a mensagem sobre a dúvida da sexualidade de Kassab permanece. Tal fato soa absurdo não só porque a sexualidade é um assunto particular de cada pessoa mas especialmente pela tentativa de difamação de seu adversário no âmbito político: afinal, o que a opção sexual de um candidato tem a ver com política? Nada. Não há nenhuma relação. Todavia a lama foi criada e parece muito difícil se desvencilhar dela.

Exatamente por esse tipo de atitude vil e corriqueira que as pessoas devem fazer o exercício de enxergar o cotidiano sobre outro viés. A minha hipótese de “realidades sobrepostas” é válida para essa tentativa, creio eu. Ainda que possa vir a não ser correta, ela é uma tentativa. Saia da Matri. Tente, ao menos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s