Livros são algo muito especial na vida da gente. Eles são capazes de mudar tudo. Pensando por esse viés, o estudante de design baiano, Augusto Leal teve uma grande idéia: juntou uma bicicleta e livros para criar a Bibliocicleta.

Bibliocicleta????

É assim: uma bike adaptada com suporte de carga, que leva a leitura, cultura, informação e diversão gratuitamente à comunidades com baixo acesso aos livros e a cultura que os mesmos proporcionam. O projeto piloto foi testado com crianças e adolescentes do bairro soteropolitano Simões Filho, na região metropolitana de Salvador. Agora, Augusto Leal quer replicá-lo  em outros lugares também.

Até agora eu não vi comprovação nenhuma dessa história de que brasileiro não gosta de ler. Eu acho que falta o livre acesso ao livro. O cara ganhar um salário mínimo para manter uma família e ainda comprar um livro de 40, 50 reais, é muito caro”, afirma o estudante.

Antes da bibliocicleta, Augusto e alguns de seus amigos tinham um projeto de biblioteca comunitária. Mas, como o dono solicitou o imóvel que ocupavam e eles não queriam parar o projeto, começaram a pesquisar modelos de bibliotecas itinerantes com ônibus, caminhões ou até animais (na Venezuela tem uma Bibliomula). Todavia, Augusto quis algo de baixo custo e replicável em lugares desfavorecidos. Assim surgiu a Bibliocicleta, que vive das doações de livros, que são oferecidos aos jovens leitores, e que já arrecadou prêmios.

A cada escola, praça, parque ou outro local público com adolescentes por onde passa a biblioteca itinerante, uma nova experiência. Diz Augusto: “é possível construir o mundo que a gente quer”.

Assista o vídeo!

2 responses »

  1. […] Feed by Frames – Conheçam a bibliocileta! […]

  2. […] Conhecem a bibliocicleta? […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s